Cuidados de Enfermagem da Cirurgia Bariátrica
A obesidade é uma doença causada pelo excesso de gordura e pode ser um fator de risco para outros problemas de saúde, como infarto, diabetes e hipertensão arterial. Além disso, a obesidade costuma estar associada a distúrbios psicológicos, como falta de autoestima, ansiedade e até mesmo depressão.
Saiba mais sobre a Cirurgia Bariátrica
Quando as mudanças na alimentação e a prática de atividades físicas não são suficientes para combater a obesidade, uma alternativa pode ser a cirurgia bariátrica. Popularmente conhecida como cirurgia de redução de estômago, é um procedimento que exige cuidados antes, durante e depois da cirurgia.
Com o crescimento da obesidade, aumentou também a quantidade de procedimentos bariátricos realizados. De acordo com levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). Assim, o número de cirurgias bariátricas cresceu 84,73% no período de 2011 a 2018.
Importância dos cuidados de enfermagem da cirurgia bariátrica
Os profissionais de enfermagem têm um papel importante para manter a segurança do paciente no período próximo a cirurgia. Ainda que, considerando que a obesidade é uma doença causada por fatores variados, mas os cuidados devem seguir padrões interdisciplinares na hora de auxiliar o paciente.
Independente de qual for o método de intervenção escolhido pelo cirurgião, o cuidado é o mesmo e tem como objetivo garantir a segurança do paciente. Assim, identificando potenciais problemas e orientando-o da forma mais clara possível, visando uma rápida recuperação.
Quais são os principais cuidados no pós-operatório?
- Manter a cabeceira do leito elevada em um ângulo entre 45 e 75 graus para facilitar a respiração.
- Estimular a mudança de posição do corpo na cama.
- Incentivar a continuidade dos exercícios respiratórios (respiração profunda e tosse), promovendo a expansibilidade e a mobilidade das secreções.
- Ensinar ao paciente a maneira adequada para imobilizar o corte durante a tosse, evitando dor.
- Realizar medidas de prevenção contra vômitos.
- Estimular a deambulação precoce.
Os cuidados da equipe de enfermagem vão proporcionar ao paciente uma recuperação adequada, bem-sucedida e com o consequente retorno gradual às atividades cotidianas.
Quer ver mais conteúdos? Acesse nosso site e entre em contato conosco!
Gostou do conteúdo? Compartilhe!