Posso fazer a cirurgia bariátrica durante a pandemia de covid-19?
A pandemia de Covid-19 trouxe muitas dúvidas às pessoas em relação à saúde. Dentre elas, a possibilidade de realizar a cirurgia bariátrica durante a pandemia .
Segundo a publicação do Conselho Federal de Medicina, do dia 21 de maio, a recomendação N°1/2020 deixa claro que as cirurgias bariátricas e metabólicas devem ser feitas, desde que seguidas algumas considerações.
Então, se você também tem esta dúvida e quer saber quais são as recomendações em relação às cirurgias bariátricas e metabólicas durante o período de quarentena. Leia nosso artigo a seguir.
Posso esperar a pandemia passar para fazer a cirurgia bariátrica?
Doenças crônicas não fazem quarentena . Esta é uma das principais mensagens da recomendação do CFM – Conselho Federal de Medicina, ecoando o que é recomendado por instituições de todo o planeta.
Por exemplo, a American Society for Metabolic e Bariatric Surgery (ASMBS) declarou que estas cirurgias são necessárias para aqueles que têm uma situação de obesidade que ameace a vida ou que traga grandes limitações aos pacientes. Assim, a cirurgia bariátrica, especialmente para pacientes com doenças crônicas graves, não pode esperar, pois acarreta um risco de piora do quadro clínico com o passar do tempo.
Ainda não se sabe qual é o impacto da pandemia do coronavírus ou até quanto tempo será estendida a quarentena. Por conta disso, o risco de retardar a cirurgia pode ser maior que o da pandemia .
Tanto o CFM como a ASMBS deixam claro que a decisão cabe ao médico, que deve discutir com o paciente o melhor momento . São eles que conhecem o estado de saúde de seus pacientes e as condições de segurança das instituições onde as cirurgias serão feitas.
Tenho obesidade e diabetes, posso fazer a cirurgia bariátrica mesmo assim?
A resposta é sim e sua realização se torna ainda mais importante no momento atual. A obesidade e o diabetes são fatores agravantes para a infecção pelo novo coronavírus. Isto é, aumentando o risco de complicações respiratórias.
O raciocínio é o mesmo explicitado acima e é bem simples. Já vimos que estas doenças são fatores de risco para o coronavírus. Por outro lado, a cirurgia bariátrica é uma das principais formas de combater estes problemas . Logo, a cirurgia não é apenas permitida, mas recomendada.
É claro que, durante este período, deve-se tomar cuidados adicionais. Exatamente por isso, o CFM trouxe um conjunto de informações nos anexos da recomendação destacada acima .
Os critérios de indicação da cirurgia continuam os mesmos. Entretanto, foram adicionadas recomendações em relação ao hospital, à equipe médica, ao paciente e acompanhantes, de modo que todos estejam protegidos ao máximo durante este período.
Gostou do conteúdo? Compartilhe!