Cirurgia bariátrica: bypass ou sleeve, conheça as diferenças
Cirurgia bariátrica: bypass ou sleeve, qual a opção mais adequada para você? A obesidade é uma condição que traz problemas para sua saúde e a solução, em casos mais sérios, é a cirurgia.
Existem diversas formas do procedimento ser realizado e o seu médico que decidirá qual caminho seguir a partir de uma análise criteriosa.
Nesse artigo vamos falar sobre duas técnicas, o bypass e o sleeve. Ambas são feitas por meio de uma videolaparoscopia, com pequenas incisões.
Continue a leitura e conheça as semelhanças e diferenças entre esses dois métodos.
Cirurgia bariátrica: as diferenças entre bypass e sleeve
O propósito das duas técnicas é reduzir o tamanho do seu estômago para que pareça uma pequena bolsa. Assim ele se enche rapidamente e a concentração de hormônio da fome (grelina), é reduzida.
Conheça um pouco mais sobre cada uma!
Bypass gástrico
Também conhecido como gastroplastia em Y de Roux, essa cirurgia cria uma pequena bolsa estomacal a partir do grampeamento de parte do estômago. É preciso fazer uma divisão e um desvio do intestino para ligar com o novo estômago.
Dentre as complicações relacionadas a essa técnica, podemos citar uma maior sensibilidade a álcool, deficiência de vitaminas e nutrientes, úlcera da anastomose (passagem do estômago para o intestino), obstrução intestinal por hérnia interna.
Conheça os prós e contras da cirurgia bariátrica bypass gástrico:
PRÓS
- Perda de até 90% do excesso de peso
- Menor absorção de calorias
- Menor porcentagem de recuperação de peso no longo prazo
- Possibilidade de reversão
CONTRAS
- Maior risco de deficiências nutricionais
- Menor absorção de calorias
- Maior susceptibilidade ao álcool
- Síndrome de dumping
Sleeve gástrico
Diferente do bypass que apenas grampeia parte do estômago, o sleeve consiste na remoção permanente da maior parte do estômago, deixando o estômago com a forma tubular, de aproximadamente 100ml. No sleeve não é preciso mexer com o intestino, tornando o procedimento mais rápido.
A deficiência de vitaminas e nutrientes comuns para uma cirurgia bariátrica tem uma redução. O organismo consegue absorver os nutrientes, pois não há exclusão do duodeno. Mesmo assim, ainda é necessário fazer um período de suplementação após a cirurgia, contudo, em quantidade menor.
Possíveis complicações específicas dessa técnica envolvem refluxo ácido, vazamento de fluído estomacal, estenose e obstrução do estômago.
Conheça os prós e contras da cirurgia bariátrica sleeve gástrico:
PRÓS
- Perda de até 65% do excesso de peso
- Menor risco de complicações
- Não provoca síndrome de dumping
- Reduz problemas de absorção de vitaminas e nutrientes
CONTRAS
- Menor perda de peso
- Maior porcentagem de recuperação de peso
- Não há possibilidades de reversão
- Pode desencadear quadros de refluxo ácido
Escolhendo entre o Bypass e o Sleeve
Escolher entre as duas técnicas não é tão simples quanto parece, envolve uma série de fatores que o médico deve considerar, como: peso, histórico e condição de saúde.
Consulte sempre um profissional experiente no assunto e que possa esclarecer todas as suas dúvidas.
Para te ajudar mantemos nosso blog sempre atualizado com conteúdos sobre cirurgia bariátrica e tudo que envolve o tema. Acompanhe as publicações e fique atualizado!
Se quer saber mais sobre como realizar a sua cirurgia bariátrica pelo convênio
entre em contato conosco!
Gostou do conteúdo? Compartilhe!