Cirurgia bariátrica pela segunda vez, é possível?
A cirurgia bariátrica é indicada para pessoas que possuem comorbidades relacionadas com a obesidade. O reganho de peso dependendo das implicações que lhe acompanham pode ser normal ou não. E então vem o questionamento: é possível fazer a cirurgia bariátrica pela segunda vez?
Preparamos esse artigo para te responder essa questão e também o que causa o reganho de peso.
Continue a leitura e acabe com suas dúvidas.
Cirurgia bariátrica: o que causa o reganho de peso?
O reganho de peso está associado com o retorno de maus hábitos alimentares e da ausência de exercícios físicos. Nos meses iniciais é como se o paciente estivesse em uma espécie de “lua de mel”, há uma motivação visível para seguir as orientações.
Com o passar do tempo, alguns fatores vão desestabilizando essa motivação e reduzindo os hábitos saudáveis. E quando ele percebe que seu peso está estável, tende a pensar que não precisa mais de tantos cuidados.
É comum para uma pessoa que fez a cirurgia recuperar de 5 a 10% do peso após um período de 24 meses. Esse ganho não é considerado preocupante e não causa implicações clínicas.
Agora, se esse reganho supera 10% do peso mínimo atingido, acontece em menos de um ano e as comorbidades retornam também, isso não é considerado normal. Será necessária uma avaliação aprofundada para entender o que está motivando esse quadro.
Dessa forma, existem duas óticas para que o médico avalie a falha resultante no ganho de peso.
1. A falha está na cirurgia utilizada?
2. Ou a falha ocorre devido à dificuldade de adaptação do paciente a um novo estilo de vida?
As respostas estão associadas com avaliações clínicas, nutricionais e psicológicas.
Existem algumas maneiras para evitar a recuperação de peso após fazer uma bariátrica. O cuidado com o bem-estar vai muito além de apenas manter a dieta e fazer os exercícios. Requer uma atenção também para o psicológico.
O acompanhamento contínuo com uma equipe de profissionais multidisciplinar vai te ajudar a manter os resultados da cirurgia.
É possível fazer a cirurgia bariátrica pela segunda vez?
Sim, existe a possibilidade de você realizar sua cirurgia bariátrica pela segunda vez, mas diante de cenários específicos. Alguns pacientes acabam não se adaptando com o método cirúrgico utilizado e apresentam problemas nutricionais graves. Nesse caso, a indicação pode ser de reversão ou de conversão para outro método.
O procedimento pode ser apropriado em casos em que a anatomia do seu estômago e do intestino delgado sofreu alguma mudança.
Como o surgimento de uma fístula, por exemplo. Complicações na primeira cirurgia também podem implicar em uma segunda para reparação.
Um alerta que precisa estar em mente, ao considerar uma cirurgia revisional, é que haverá muitos riscos de complicações, como:
- Infecções;
- Sangramentos no trato gastrointestinal;
- Vazamentos no trato gastrointestinal.
É preciso estar atento ao fato que uma segunda cirurgia bariátrica é muito rara. Antes da hipótese ser levantada, todas as alternativas devem ter sido testadas. Os resultados a longo prazo da perda de peso não podem ser depositados todos na cirurgia. A mudança dos hábitos do paciente é fundamental para combater a obesidade.
Procure por um profissional
Buscar sempre a orientação de profissionais qualificados e preparados é de suma importância. Se você fez uma bariátrica e percebeu após algum tempo o reganho de peso, entre em contato com a equipe multidisciplinar que te atendeu inicialmente. Eles estarão preparados para te receber e avaliar da melhor forma possível o que está acontecendo.
Não esqueça de seguir todas as orientações para evitar a necessidade de uma cirurgia revisional.
–
Achou que o conteúdo foi útil? Compartilhe para que mais pessoas possam ter acesso a ele.
Acesse nosso blog e acompanhe mais artigos voltados para cirurgia bariátrica, pré e pós operatório, acompanhamento, etc.
Se quer saber mais sobre como realizar a sua cirurgia bariátrica pelo convênio,
entre em contato conosco!
Gostou do conteúdo? Compartilhe!