Cirurgia bariátrica: mitos e verdades
A cirurgia bariátrica é permeada por mitos e verdades. Ao buscar por informações sobre essa operação, você certamente já encontrou informações precisas, mas também se assustou com dados irreais, não é mesmo?
Risco de vida, reganho de peso, cobertura de convênio e qualidade de vida, são algumas das dúvidas mais frequentes que todo paciente tem receio.
Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!
Cirurgia bariátrica: mitos e verdades
1 – A cirurgia é perigosa e eu corro risco de vida?
É um mito!
Não só a bariátrica, mas qualquer procedimento cirúrgico implica riscos. Por isso é tão necessário que seja feito acompanhamento médico com especialistas.
De acordo com pesquisas feitas em 2019, a taxa de mortalidade após fazer bariátrica está estimada em 0,2%. Em contrapartida, o número aumenta para 60% quando associado a redução de morte por obesidade.
Além desses dados também podemos destacar uma redução significativa na quantidade de infartos (33%), derrames (28%) e insuficiências cardíacas (68%).
Pensando dessa forma, os riscos em relação à cirurgia são ínfimos comparados com todas as complicações que a obesidade traz.
2 – É verdade que convênios médicos não cobrem a cirurgia bariátrica?
Não! Isso é um mito.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) listou todos os procedimentos que devem ser cobertos por um plano de saúde. Nessa lista está inclusa a cirurgia bariátrica mediante uma série de critérios indicativos.
Com o auxílio de uma equipe multidisciplinar é possível estabelecer os critérios de indicação. Podendo avaliar quem pode ou não se submeter ao procedimento. Algumas situações que podem impedir o paciente são:
- Limitação intelectual significativa;
- Pacientes sem suporte familiar adequado;
- Quadro de transtorno psiquiátrico não controlado, incluindo uso contínuo de álcool ou drogas ilícitas;
- Doenças genéticas;
- Pacientes com Índice de Massa Corporal (IMC) menor de 30 e que não demonstre complicações acerca do sobrepeso.
3 – O reganho de peso é comum algum tempo após a cirurgia?
Sim, é verdade.
Durante todo o processo pré e pós-operatório existe um acompanhamento rigoroso. É preciso estar preparado para uma mudança de estilo na sua vida. Pacientes que não adotam mudanças saudáveis podem voltar a ganhar peso excessivo.
A recuperação de até 10% do peso é considerada normal e não precisa de grandes preocupações.
O cirurgião responsável por seu atendimento irá indicar algumas práticas a longo prazo para que mantenha os resultados. Um exemplo é o acompanhamento de uma nutricionista.
Conheça três dicas que vão ajudar você a evitar o ganho de peso:
- Tenha bons hábitos alimentares;
- Exercite-se;
- Cuide do seu bem-estar.
4 – Após a cirurgia eu vou precisar fazer suplementação de vitaminas?
É verdade, você precisará.
O paciente que faz cirurgia bariátrica pode apresentar deficiências de algumas vitaminas e minerais. Essa situação é considerada normal e requer o uso diário de polivitamínicos, assim como um acompanhamento de suplementação.
Como mencionado em outros momentos, o papel do nutricionista é fundamental no monitoramento dos níveis das vitaminas e minerais.
Uma dieta balanceada também auxiliará o seu corpo a manter a energia e o funcionamento correto.
Entre as deficiências mais comuns estão ferro, cálcio, zinco, vitaminas do complexo B e vitamina D. Sendo a ingestão de ferro e cálcio para toda a vida.
5 – Todos podem optar pela cirurgia bariátrica?
É um mito, nem todos podem.
Um paciente, para poder ser indicado para a cirurgia bariátrica, precisa passar por uma análise criteriosa. Os critérios são baseados na idade e no IMC (relação entre peso e altura ao quadrado), que deve ser maior ou igual a 35 ou 40, dependendo das condições médicas associadas. Também é levado em conta os hábitos alimentares.
Pessoas que tenham sobrepeso, mas não se encaixem na condição de obesos não podem fazer bariátrica.
6 – Vou ter uma melhora na qualidade de vida depois que fizer a cirurgia?
Verdade. Sua qualidade de vida vai melhorar.
Além de combater as doenças associadas com a obesidade, a cirurgia bariátrica também promove uma melhora significativa na qualidade de vida do paciente.
Há uma redução nas dores musculares e articulares, principalmente na coluna, a qualidade do sono também melhora. A energia e disposição para executar tarefas do dia a dia também aumenta.
Com a perda de peso o paciente passa a se sentir bem consigo mesmo, há uma aceitação quanto a sua aparência física. As relações interpessoais passam a não ser vistas como desafios.
Conte sempre com profissionais qualificados
Viu!? Existem muitos mitos e verdades quando falamos da cirurgia bariátrica.
Ao buscar acompanhamento de profissionais, certifique-se que estes são capacitados e que possuam experiência na área. A cirurgia é segura e pode trazer inúmeros benefícios para sua vida.
--
Gostou do artigo? Compartilhe para que mais pessoas possam saber o que é verdade e o que é mito em relação a cirurgia bariátrica.
Não deixe de acessar nosso blog e acompanhar nosso conteúdo.
Gostou do conteúdo? Compartilhe!