Como fazer a cirurgia bariátrica pelo Plano de Saúde: Quais são os primeiros passos?
Muitas pessoas têm dúvida se é possível ou não fazer a cirurgia bariátrica pelo plano de saúde.
Mostraremos abaixo quais são os primeiros passos para saber se é viável fazer a cirurgia bariátrica pelo plano de saúde. Leia atentamente e tire todas as suas dúvidas!
Cobertura do plano de saúde e da rede hospitalar
O primeiro passo é exatamente verificar se o seu plano tem cobertura para a cirurgia bariátrica. Até porque, existe um período de carência para que o plano comece a cobrir determinados procedimentos.
Após analisar essa questão, é necessário verificar também a cobertura da rede hospitalar. Se você é nosso cliente, por exemplo, precisa conferir com a nossa equipe se nós somos credenciados para realizar o atendimento ao seu plano de saúde.
Esse passo é muito importante. Isso porque, nem sempre atendemos a todos os planos de determinadas operadoras.
Avaliação com o cirurgião bariátrico
Resolvidas as questões destacadas acima, o passo seguinte é realizar uma avaliação com o cirurgião bariátrico.
Ele fará uma ampla análise para decidir se, para o seu caso, a cirurgia bariátrica é realmente indicada. Caso seja, é hora de partir para o próximo passo.
Realização de exames complementares e avaliações com especialistas
Decidido que a cirurgia bariátrica é a melhor opção, você precisa realizar uma série de exames complementares.
Além disso, o convênio deve autorizar o procedimento previamente. Para isso, o paciente precisa passar por avaliações com 4 especialistas. São eles:
- Nutricionista;
- Psicólogo;
- Cardiologista;
- Endocrinologista.
Em alguns casos, também pode ser necessário fazer avaliações com outros especialistas. Porém, isso depende de situações específicas.
Conclusão
Seguindo os passos mencionados, a realização da sua cirurgia bariátrica pelo plano de saúde não terá contratempos (financeiros e relacionados à sua saúde). Nesse sentido, vale ressaltar que todo o processo, desde a primeira avaliação até o agendamento da cirurgia, dura aproximadamente 4 semanas. Ou seja, tudo acontece de forma ágil e o procedimento, caso seja realmente indicado, é realizado rapidamente.
Gostou do conteúdo? Compartilhe!