3 maneiras para evitar a recuperação de peso após fazer uma bariátrica
A luta constante contra o peso é, por muitas vezes, desgastante e desafiadora. Uma das formas para combater a obesidade é a cirurgia bariátrica, mas, sozinha, ela não resolve o problema de forma permanente.
Se o paciente não se preparar e mudar certos hábitos, ele pode recuperar uma quantidade significativa e anormal dos quilos perdidos, fazendo com que se perca a chance de se manter bem e saudável por mais tempo.
Para evitar isso, apresentamos três maneiras que têm como principal objetivo te ajudar a se manter saudável e feliz com o seu corpo. Confira!
Tenha bons hábitos alimentares
Um dos principais pontos que levam o paciente a recuperar o peso é acreditar que, após a cirurgia, não há chance de voltar a engordar, devido ao estômago (e parte do intestino) terem sido “desativados”, dando uma falsa sensação de que pode manter o cardápio de antes.
Esse é um erro comum, por isso deve ser alvo de maior atenção.
É vital que, conforme evolui a dieta, a pessoa que fez bariátrica adquira novos hábitos alimentares, orientados por especialistas da área da saúde, como os nutricionistas. Então, a dica é enriquecer a dieta com alimentos saudáveis, preterindo os que são mais gordurosos e calóricos.
As frutas, os legumes e as verduras são grandes aliados, que, por sua vez, darão uma maior saciedade, mas de uma forma bem mais saudável e útil para o seu organismo, evitando a recuperação de peso.
Exercite-se!
A atividade física para os pacientes que fizeram cirurgia bariátrica é muito importante por dois motivos principais: evitar a perda de massa magra e a flacidez, além de evitar a recuperação dos quilos indesejados.
Ao se manter em movimento, você promove a queima de calorias que, aliada a uma boa alimentação, formam uma parceria ideal para se manter bem com o seu próprio corpo.
Os exercícios podem variar, de acordo com a evolução, preferências e liberação dos médicos, sendo possível realizar rotinas simples de caminhadas moderadas, até sessões de musculação em academias, ou mesmo atividades dentro da água, como a hidroginástica, por exemplo.
O importante, nesse caso, é se sentir bem com a atividade propriamente dita, mantendo-a mesmo após os primeiros meses de recuperação da intervenção cirúrgica, a fim de promover manutenção do seu peso no longo prazo.
Cuide do seu bem-estar
Outro ponto que ponde influenciar na recuperação de peso é a questão psicológica, que contribui para o paciente manter o foco, a felicidade e também o corpo desejado.
Se você estiver se sentindo mais ansioso que o normal, busque ajuda profissional para que, juntos, vocês possam trabalhar e tratar o que está acontecendo. Situações constantes de estresse e quadros depressivos também prejudicam a nossa saúde mental.
Portanto, após levantarmos estes três pontos, podemos concluir que o importante é aproveitar esta oportunidade, de emagrecer com a cirurgia bariátrica, criando uma rotina saudável, tanto no que diz respeito à alimentação, quanto a exercícios físicos.
Tudo isso, claro, sem deixar de lado a saúde mental, que acaba influenciando negativamente, principalmente se não estiver bem consigo mesmo.
Gostou deste texto? Compartilhe!
Gostou do conteúdo? Compartilhe!