O papel do nutricionista na vida de quem fez cirurgia bariátrica
Os pacientes que optam por realizar uma cirurgia bariátrica, passam por uma série de mudanças em seu estilo de vida, incluindo na alimentação, sempre com o objetivo de atingir uma melhor qualidade de vida.
O papel do nutricionista para estes casos, é de contribuir para a mudança do comportamento alimentar, a fim de tornar permanente a redução de peso, visando cobrir todas as carências nutricionais que possam surgir.
O pré-operatório
Mas se engana quem pensa que o nutricionista atua apenas depois da realização da cirurgia. Na realidade, ele já começa a acompanhar o paciente, antes mesmo do procedimento, a fim de corrigir eventuais carências nutricionais, que podem existir no paciente em questão e iniciar a mudança de comportamento alimentar.
A ideia é identificar quais são os seus hábitos alimentares, corrigi-los se necessário e identificar quais são os gatilhos que geraram o excesso de peso, sempre visando o bem-estar após a perda de peso.
Além disso, essa etapa tem o objetivo de facilitar o trabalho do cirurgião, a fim de não ganhar peso pré-cirúrigo e, dependendo do caso de cada um, reduzir o peso, consequentemente, da gordura intra-hepática e visceral.
O pós-operatório
O momento logo após a cirurgia é o mais delicado, principalmente pelo corpo do paciente ter passado recentemente por uma intervenção, sendo necessário um fase de adaptação, que passa por um período de alimentação restrita a líquidos, durante 15 dias.
Depois disso, passa-se para a fase de consistência, que inclui alimentos pastosos na dieta. Após o tempo determinado, e conforme a evolução acontece, ele chega à fase de seleção qualitativa e de mastigação exaustiva.
Na reta final, o nutricionista orienta a otimização da dieta, para chegar finalmente até a independência alimentar, onde o paciente já tem mais autonomia sobre as suas escolhas e quantidades de alimentos.
O acompanhamento depois do pós-operatório
Mesmo com seu corpo reagindo bem, é importante que as pessoas que passaram pela cirurgia bariátrica, continuem se consultando com nutricionistas, para que eles tenham a orientação adequada e suplementar todos os nutrientes que o seu corpo precisa.
Ao reduzirem seu estômago, a absorção diminui naturalmente, fazendo algumas vitaminas, minerais, proteínas, entre outros nutrientes sejam mais susceptíveis a ficarem com índices menores que os ideais.
Por isso, a suplementação alimentar é uma necessidade para quem faz esse tipo de intervenção, sendo orientado o uso diário de polivitamínicos e minerais, sendo as deficiências mais comuns a de ferro, de cálcio, de zinco, de vitaminas do complexo B e de vitamina D.
Podemos concluir, portanto, que o nutricionista tem um papel fundamental na equipe de cirurgia bariátrica que, ao lado de vários profissionais de outras áreas da saúde, tem grande papel no bem-estar antes, durante e depois do procedimento propriamente dito.
Ele é o responsável por cobrir todas as necessidades que o nosso organismo tem, com o objetivo de mudar e melhorar os comportamentos alimentares dos seus pacientes, corrigindo carências nutricionais, prescrevendo macro e micronutrientes.
Sua atuação, visa garantir a perda de peso da pessoa em questão, mas sempre de forma saudável, a fim de manter os efeitos da cirurgia. Por isso, se consultar regularmente é de suma importância, para que a sua saúde se mantenha boa.
Gostou do conteúdo? Compartilhe!