Cirurgia bariátrica pode ajudar quem tem pressão alta?
A cirurgia bariátrica pode ser uma grande aliada no combate à hipertensão. Estudos recentes, desenvolvidos dentro e fora do Brasil, apontam a eficácia do procedimento no controle dessa doença extremamente comum em nosso país.
Também conhecida como cirurgia de redução do estômago ou cirurgia de obesidade, a cirurgia bariátrica visa promover, juntamente com reeducação alimentar e prática de exercícios físicos, a perda gradual do excesso de peso.
Isso é feito por meio de uma redução do volume do estômago e de um eventual desvio do intestino, que impossibilita a ingestão de alimentos e a absorção de nutrientes em excesso. Aliado à dieta indicada por um profissional de nutrição e à prática de atividade física por um profissional de educação de física, além de um acompanhamento psicológico, esse método pode devolver qualidade de vida e saúde ao indivíduo.
Porém, para compreender a ligação entre a bariátrica e a pressão arterial, primeiro precisamos entender a relação entre a obesidade e a hipertensão.
Como a obesidade influencia na hipertensão?
Segundo especialistas, o excesso de peso provoca inflamações crônicas que levam a alterações do sistema regulador da pressão sanguínea. Além disso, a gordura em excesso também cria uma maior dificuldade para o fluxo de sangue pelos vasos.
Com isso, há a redução do diâmetro dos vasos sanguíneos e o aumento da resistência vascular periférica, o que eleva, de forma crônica, a pressão arterial.
O ganho de peso faz com que o indivíduo desenvolva pressão alta, ou hipertensão arterial, e agrava seu quadro de saúde à medida que a obesidade avança.
Benefícios da bariátrica para o combate à hipertensão
A cirurgia bariátrica pode ser uma grande aliada para combater a hipertensão, pois promove uma redução significativa dos índices de pressão sanguínea após a perda de excesso de peso.
Uma pesquisa realizada pelo Hospital do Coração, em São Paulo, em 100 pessoas com obesidade de grau 1 e 2, mostrou que 40% dos que fizeram o procedimento bariátrico tiveram redução significativa na pressão arterial, sem o auxílio de remédios.
Outro ponto interessante é que, segundo o estudo, até mesmo aqueles que precisaram utilizar medicação obtiveram resultados mais satisfatórios do que os que não realizaram a cirurgia bariátrica. Aproximadamente 73% dos pacientes submetidos à bariátrica diminuíram em pelo menos 30% o uso de medicamentos anti-hipertensivos.
Toda pessoa que tem pressão alta deve fazer a cirurgia?
A cirurgia bariátrica não é recomendada para todos os pacientes portadores de hipertensão. São candidatos ao procedimento somente indivíduos com IMC >= 35 kg/m 2 e que não apresentaram bom controle da obesidade (e de suas doenças associadas) com o tratamento clínico a base de medicamentos, atividade física e dieta.
Nos casos de hipertensão em pessoas com IMC < 35 kg/m 2 , as principais recomendações para controle são:
- Prática de exercícios físicos;
- Educação alimentar;
- Manter o peso adequado;
- Evitar tabagismo e consumo exagerado de álcool;
- Uso correto dos medicamentos anti-hipertensivos;
- Evitar situações de estresse.
Além disso, o acompanhamento médico é essencial.
Conclusão
A cirurgia bariátrica pode ajudar no combate à hipertensão e outras comorbidades, porém é indicada em determinados casos e após avaliação cuidadosa do especialista.
Confira nosso post sobre a segurança do procedimento e acabe com as principais dúvidas em torno da cirurgia bariátrica.
Gostou do conteúdo? Compartilhe!