Dieta Líquida Pós-Cirurgia Bariátrica: Como Funciona?
Um dos pontos mais sensíveis em relação à cirurgia bariátrica é a alimentação logo após o procedimento. Nos primeiros dias, a dieta do paciente tem que ser exclusivamente líquida. Isso acontece em decorrência da impossibilidade de o sistema digestivo cumprir a sua função habitual.
Assim, com o intuito de esclarecer as principais dúvidas sobre esse tema, vamos mostrar a seguir como funciona a dieta líquida pós-cirurgia bariátrica. Ela não é tão simples como pensam algumas pessoas. Leia com atenção e fique por dentro de todos os detalhes!
A dieta líquida pós-cirurgia bariátrica
A dieta líquida pós-cirurgia bariátrica é composta por duas fases: restritiva (ou clara) e batida (ou totalmente líquida). Confira abaixo os detalhes de cada uma delas!
Dieta líquida restritiva
Nesta fase, os líquidos devem ser passados em um coador (pode ser de café) para que não fique nenhum tipo de resíduo na refeição. O líquido deve ficar o mais “ralo” possível, totalmente livre de qualquer farelo.
Essa primeira fase da dieta líquida é adotada logo após a realização da cirurgia. Sendo que ela dura até 72 horas.
Alguns dos alimentos permitidos na dieta líquida restritiva são:
- Gelatina;
- Caldos (de legumes, carnes…);
- Água de coco;
- Isotônicos;
- Sucos não ácidos.
Dieta líquida batida
Depois do tempo destinado à dieta líquida restritiva, entra a dieta líquida batida. Ela permite o consumo de alimentos mais “espessos”, tais como:
- Iogurte (light);
- Leite (desnatado);
- Sopas (não apenas o caldo, mas os ingredientes batidos no liquidificador).
A dieta líquida batida é mantida até o 14º dia após a realização do procedimento (há pequenas variações). Depois desse período já começa a dieta pastosa.
Fracionamento das refeições durante a dieta líquida
O fracionamento das refeições é um aspecto muito importante durante a dieta líquida. O volume de comida deve ser pequeno em cada refeição (50 ml). Porém, o paciente deve se alimentar a cada 20 minutos.
Isso é importante para que o organismo, especificamente o trato gastrointestinal, funcione de maneira lenta. Ele não pode ser sobrecarregado nas primeiras semanas após o procedimento. Caso isso aconteça, os sintomas podem ser bastante incômodos. Por isso, o fracionamento e o consumo de pequenas porções de alimentos líquidos são aspectos fundamentais.
Conclusão
Como foi possível compreender, a dieta líquida pós-cirurgia bariátrica é temporária, embora seja de extrema importância para uma recuperação adequada do paciente. Qualquer desvio da dieta nesses primeiros dias pode causar desconfortos ou, em situações extremas, complicações. Desse modo, é muito importante ter total atenção a essa questão. O êxito da cirurgia começa a ser construído exatamente com a correta alimentação nas primeiras semanas após a sua realização.
Gostou do conteúdo? Compartilhe!